Descrição
São materiais capazes de sofrer considerável deformação nas suas dimensões devido à ação de uma pequena força externa e de retornar rapidamente ao seu estado original (ou muito próximo) após removida a força externa.
Borracha Natural – NR
Seu uso em vedadores é limitado, por Ter pouca resistência aos óleos minerais. É adaptável em vedações de óleo de mamona ou de álcool.Sua aplicação real é em peças sujeitas a choques, a compressão e a desgaste, como estão sujeitos os amortecedores, os calços e os coxins.
Temperatura: -40°C a 70°C.
Borracha Nitrílica – NBR
É uma borracha com excelente adesão a metais e a tecidos, que se adapta a qualquer tipo de vedador. É a mais utilizada em nossa atividade, devido à maioria dos sistemas de vedações utilizarem óleos minerais ou derivados de petróleo que são significativamente compatíveis com a borracha nitrílica. etc…, seja qual for o composto que se faça necessário (neoprene, silicone, viton, nitrílico, natural, nylon, poliuretano, e outros ).
Temperatura: -40°C a 100°C.
Etileno Propileno – EPDM
Sua utilização em vedadores fica restrita por sua baixa resistência aos óleos minerais, derivados de petróleo e solventes. É adaptável a altas temperaturas e sua melhor aplicação na vedação de vapor ou água.
Temperatura: -40°C a140°C.
Neoprene – CR
Apesar de ser mais versátil borracha à disposição da indústria, seu uso é restrito em vedadores, por existirem borrachas com melhor adaptação às exigências desses. Apresenta excelente desempenho quando utilizada em vedações de fluídos refrigerantes ou sujeitas a intempéries ou em sistemas pneumáticos.
Temperatura: -40°C a120°C.
Silicone – SI
Em geral, o silicone apresenta baixa resistência mecânica, exigindo, assim, um certo cuidado antes de empregá-lo em sistemas dinâmicos. A melhor característica do silicone é manter suas propriedades em uma faixa de temperatura muito grande, possibilitando o seu uso em vedadores expostos a baixa ou altas temperaturas.
Temperatura: -60ºC a 200ºC.
Viton – FPM
A marcante resistência do Viton ao calor e aos ataques químicos, associada a excelentes propriedades mecânicas, fazem com que seus vedadores apresentem desempenho superior a qualquer outro tipo aplicado às mesmas condições de trabalho. É considerado a borracha mais importante na aplicação de vedadores. Entre as poucas exceções às quais o viton não resiste estão os ésteres e a acetona.
Temperatura: -30ºC a 140ºC.
Hypalon
Excelente resistência a ácidos diluídos, peróxidos e salmouras. Uso em indústria alimentícia, câmaras de resfriamento, frigoríficos, indústria têxtil e química.
Temperatura: -30ºC a 400ºC.